Responsável pela coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Beto Grill falou sobre a iniciativa da criação do órgão pelo governo gaúcho, que visa o cumprimento da meta estipulada pela ONU para Década de Ação pela Segurança no Trânsito – redução de 50% no número de mortes em acidentes no mundo. “Procuramos estabelecer o diálogo, de forma transversal, entre órgãos das mais diferentes esferas do poder e entidades da sociedade civil, para, juntos, construirmos a nossa política estadual de trânsito”, disse.
Sobre o trabalho desenvolvido, o vice-governador ressaltou que as ações não se restringem à fiscalização. “Nossa proposta contempla projetos em curto, médio e longo prazo. Apostaremos forte em educação para o trânsito, melhoria na formação dos condutores e capacitação de profissionais. Tudo isso sem deixar de investir em nossa malha viária, através da pavimentação, manutenção, sinalização e duplicação de rodovias”.
Grill apresentou os números das operações Balada Segura e Viagem Segura, apontando a evolução no cenário gaúcho: “No ano de 2011, obtivemos uma redução de 11% no número de vítimas fatais no trânsito em solo gaúcho. Esse número aumenta para 30%, se analisarmos a área de abrangência da Balada Segura, operação que hoje já existe no litoral e que pretendemos expandir para as principais cidades do RS em 2012”. Grill, entretanto, chamou atenção para os dados relacionados às motocicletas, opção de boa parte dos jovens. “De 2007 a 2011, foram registradas 9772 mortes no trânsito no Estado. Dessas, 2686 pessoas perderam a vida em motocicletas, seja como condutor ou como passageiro. Isso representa 28% dos casos”, ressaltou o socialista.
Em sua fala, Miki Breier lembrou que embora a legislação de trânsito esteja atrelada à esfera federal, é possível se realizar projetos bem sucedidos em nível estadual e municipal, citando, como exemplo, a redução do número de fatalidades no município de Cachoeirinha e a atuação do governo do Estado. “Toda a mobilização em torno da Frente Parlamentar e do Comitê de Trânsito são a prova que o RS está assumindo uma postura proativa com relação à questão da segurança viária”, disse o cordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa.
Miki ressaltou a necessidade de uma nova postura de todos os atores que compõem a realidade do dia-a-dia no trânsito. “Hoje em dia, vemos com frequência pessoas com pressa de chegar a lugar algum, para não fazer nada. É necessário que cada um de nós colabore para que ocorra a mudança de atitude necessária. Nesse cenário, a juventude tem um grande papel a desempenhar e deve assumir o seu posto como formador de opinião”, pontuou.
Participaram também do painel o deputado estadual Catarina Paladini, o assessor especial de Trânsito do Gabinete do Vice-Governador Major Ordeli Savedra Gomes, o ex-diretor executivo da Fundação Thiago Gonzaga (Vida Urgente) Sérgio Neglia, o sociólogo e consultor de trânsito Eduardo Biavati, o especialista em trânsito André Moura, o secretário e o presidente Nacional da JSB Bruno da Mata e Sérgio Cardoso, o secretário Estadual da JSB João Pedro Grill e a presidente da UJS Gaúcha Ticiana Alvares.
Por Claiton Silva
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