sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Diga não aos ataques à liberdade de expressão: STOP SOPA AND PIPA!!!



A TODOS que, como eu, consideram a internet uma ferramenta importantíssima na construção de uma sociedade mais aberta e com liberdades, já tendo visto uma revolução florescer nas redes sociais (primavera árabe), peço encarecidamente que dê uma pausa de uns 10min na propagação dos memes de piadas, BBB, Luíza Canadá e outros e pesquise um pouquinho sobre as leis SOPA e PIPA que estão prestes a serem aprovadas no Congresso Norte Americano.
Tu podes até me perguntar: TÁ, MAS O QUE EU TENHO A VER COM ESSAS LEIS DOS EUA? Mas te respondo com certeza, em tempos em que as relações se dão cada vez mais em espaços virtuais a aprovação dessas leis implicará na instauração de uma verdadeira ditadura digital global, em que não se poderá mais compartilhar arquivos, baixar músicas e simplesmente navegar da forma como fazemos hoje.
Essas leis possuem um forte looby da indústria do entretenimento (Universal, Disney, Warner, CBS...), que alega que as leis ajudarão no combate à pirataria. Do outro lado temos as principais empresas que atuam na Internet (Google, Facebook, Moozila, Twitter...) e grupos de defesa dos direitos humanos, cientes de que estas leis serão uma grave afronta ao direito fundamental da liberdade de expressão e uma ferramenta de opressão e controle aos conteúdos que hoje circulam de forma livre na rede mundial.
Se tu ainda não estás entendendo qual o impacto dessa lei, vou tentar explicar de forma mais simples: ela tornará praticamente impossível baixar músicas, filmes, programas ou compartilhar quaisquer outros arquivos com direitos autorais, fazendo com que uma simples pesquisa no google que remetesse a outro site com arquivos piratas ensejasse na suspensão do próprio google. Além disso, qualquer simples postagem como as nossas de cada dia, de vídeos de músicas no youtube ou fotos de artistas no facebook pudesse ser proibida por violar direitos autorais.
Tratam-se de leis Norte Americanas, é verdade, mas considerando que a imensa maioria dos sites que usamos diariamente são controlados por multinacionais americanas fica claro que os impactos serão sentidos em todo o mundo, não sendo diferente no Brasil, que a cada dia mais troca as velhas mídias pelo espaço livre da web. Assim, é fundamental que nos juntemos a corrente global contra as leis SOPA e PIPA, mostrando aos congressistas americanos que a aprovação dessas leis contraria aos interesses não só dos internautas norte-americanos, mas de todos os cidadãos do mundo ligados pela rede virtual.
#StopSopaAndPipa

Por Eduardo Berbacha Soares - Secretário de Formação Política JSB/RS

Nenhum comentário: