domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eu me organizando posso desorganizar

No dia 2 de fevereiro de 1997, enquanto dirigia de Olinda para Recife, Francisco de Assis França, conhecido pelo apelido de Chico Science, perdeu o controle de seu Fiat Uno chocou-se contra um poste e faleceu, em um piscar de olhos o mundo perdeu um grande artista da música brasileira.

Em 1991, Science formou o Nação Zumbi, a partir daí, o grupo começou a se apresentar no Recife e em Olinda e junto com Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A lançaram o manifesto "Caranguejos com Cérebro". O texto foi o pontapé inicial do "Movimento mangue beat”, que foi um grito de renovação. Com uma composição poética, afiada, contestadora e marcada pela batida agressiva e particular dos tambores de maracatu, jovens recifenses decidiram misturar a música pop internacional de ponta (o rap, as várias vertentes eletrônicas e o rock neopsicodélico inglês) aos gêneros tradicionais da música pernambucana (maracatu, coco, ciranda, caboclinho...), levando o funk e o rap a dialogar com a batida primal dos tambores, sendo o estopim para uma reviravolta na música brasileira colocando Pernambuco no mapa cultural do Brasil.

Podemos dizer que as letras de Science são um Instrumento de Luta, quero destacar entre elas “Da Lama Ao Caos”, que inspira a juventude a estar organizada na luta cotidiana, "Eu me organizando posso desorganizar" é assim ,se organizando com nossas MUITAS LUTAS que queremos construir e/ou despertar uma nova consciência onde todos são responsáveis pela luta diária de cada um, onde eu não estou sozinho, mas faço parte dessa massa que luta por igualdade, por educação, cultura, lazer etc.. Desorganizando aquelas práticas velhas vamos organizar nossas vitórias, nossas conquistas, nossos sonhos e as nossas Muitas Lutas que a cada dia fica mais viva, assim, desorganizando o Velho jeito de manipular as mídias, organizando a verdadeira democratização dos meios de comunicação, desorganizando a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras, organizando uma vida digna para a classe operária, desorganizando o preconceito racial, social, religioso, homoafetivo, organizando respeito pelas diferenças, desorganizando o monopólio do transporte publico, organizando um transporte público de qualidade, desorganizando as manobras para tornar educação uma mercadoria, organizando o acesso do filho pedreiro à universidade, vamos à luta!!!! Nós organizados podemos desorganizar!!

Por Marquinhos Ribeiro - Presidente JSB/RS

Nenhum comentário: