quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JSB/RS produz manifesto








A JSB/RS realizou no último final de semana dias 31/10 e 01/11 Encontro de Formação Política em Cristal. O encontro teve a participação do presidente Caleb de Oliveira e foi produzido um manifesto com o seguinte conteúdo:

A Juventude Socialista Brasileira, reunida na cidade de Cristal-RS, nos dias 31/01 e 01/11 de 2009, para encontro de formação política e discussão da conjuntura política atual, torna público o seguinte manifesto aprovado pela unanimidade dos presentes.
1- O governo lula inegavelmente tem representado um período de grandes avanços para a sociedade brasileira, especialmente nas pautas especificas de juventude. Todavia a análise do papel histórico deste governo não nos exime da responsabilidade de pensar alternativas e projetos do pós-lula. Acreditamos que o PSB possui legitimidade e quadro preparado para dar prosseguimento e aprofundar as mudanças que o Brasil exige. O nome que dispomos é Ciro Gomes. Incumbe ao partido abraçar a defesa do seu nome, sem vacilos, já que a sociedade brasileira vem dando demonstrações de que o abraça. A JSB defende que o partido no seu conjunto deva cumprir o papel de vanguarda deste projeto.
2-Igualmente na disputa sucessória estadual o Partido deve continuar sustentando que o nome do Deputado Beto Albuquerque é o que melhor pode representar uma mudanças de referências e paradigmas na política no Rio Grande do Sul. Tal candidatura pode quebrar a nociva disputa bi polarizada, autofágica que só tem causado prejuízos ao estado e por conseqüência de sua gente. O discurso sustentado por Beto Albuquerque, é boa nova mais lúcida e madura na política gaúcha o que nos entusiasma e nos encoraja a sustentar a viabilidade deste projeto.
3- A JSB/RS está absolutamente ciente do compromisso que tem com este momento especial vivido pelo PSB. Portanto, é seu papel, assumir a defesa dos pontos de vista expostos acima com toda ênfase e responsabilidade. Agrega como pontos importantes a serem trazidos ao debate público, temas como:
- impedir o sucateamento da UERGS e apostar na sua revitalização
- defender políticas públicas mais arrojadas no enfrentamento da drogadição juvenil, que saiam do estreito foco da repressão, e dialoguem com a real solução do problema.
- Reforçar o acesso a cultura, em uma acepção ampla, como um direito fundamental, especialmente para os jovens.
-O enfrentamento com o crônico problema do desemprego juvenil, e suas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Não esquecendo da especificidade da juventude rural.
- O compromisso permanente com preservação ambiental, como valor supremo para conservação da vida no planeta.
- O compromisso com a construção de um projeto pedagógico que dialogue com a construção do pensamento crítico e a emancipação do ser.
4- Tais temas passam a constituir pauta de discussão interna da JSB, e compromisso de luta e de construção em todas as esferas de debate político.
Cristal, 01 de Novembro de 2009
Juventude Socialista Brasileira/RS

Nenhum comentário: