quinta-feira, 26 de novembro de 2009

JSB se fortalece no último congresso da UGES





JSB se fortalece no último congresso da UGES

Mesmo após vários empecilhos, entre eles a transferência de local, de Tramandaí para Porto Alegre, ocorrida de inopino em função dos transtornos causados pelas tempestades no litoral, ocorreu dia 21 de Novembro, o 55° congresso da UGES em concomitância com a etapa estadual do Congresso da UBES. O evento ocorreu nas dependências do Colégio Paula Soares na capital e contou com a participação de mais de 350 delegados e 500 participantes de diferentes pontos do Estado. A JSB esteve representada por delegados de Cachoeirinha e Pelotas, e por observadores de Cruz Alta, formando uma delegação de cerca de 80 estudantes.
As principais discussões foram acerca da importância da reserva dos recursos da camada pré-sal para políticas públicas que aumentem a qualidade e a abrangência da educação básica. Por fim, por aclamação foi eleita a nova diretoria e executiva da entidade. A JSB estará representada na nova diretoria com um cargo de executiva e uma diretoria, além de ter garantido, na proporção, o credenciamento de 04 delegados para a etapa nacional do congresso da UBES. Apesar de ainda tímido, trata-se de um resultado importante para a JSB neste esforço de retomada de sua representatividade junto as diversas entidades do movimento estudantil no RS. Fica também o agradecimento pelo esforço dos companheiros, especialmente, Marquinhos, Douglas, Catarina e Rochane.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quem vem com tudo não cansa !!

Quem vem com tudo não cansa !!

Grande notícia para o movimento estudantil do Rio Grande do Sul. A chapa 2, Quem vem com tudo não cansa, acaba de vencer as eleições do DCE da UFPEL. Trata-se uma grande união de forças, que com certeza será capaz de alavancar o nível do debate e melhorar as condições dos estudantes nessa importante universidade. A JSB está presente nesta chapa com vários companheiros, e comemora com alegria esta importante conquista. Como sempre JSB Presente! ( Jefferson Allan Müller)

Quem vem com tudo não cansa 2

Caros, companheiros...
A espera foi grande. A batalha foi duríssima. Mas o resultado foi simplesmente sensacional.
É claro que estou falando da VITÓRIA da chapa QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA no DCE da UFPEL.
Gostaria de dividir esse comento com cada companheir@s que partilharam conosco ao longo dos últimos anos vários momentos de protagonismo da JSB no movimento estudantil na cidade de Pelotas. Desde a última gestão que fizemos parte e, diga-se de passagem, muito bem representada pelo companheiro Manoval, se foram alguns anos. Mas não por isso a JSB deixou de militar de forma organizada no movimento estudantil em Pelotas. E nesse processo não há como não falar na valorosa construção dos companheiros Fred e Camila que praticamente sozinhos polarizam disputas, compraram brigas, mais do que isso, formaram o alicerce para que pudessemos construir em um terreno seguro. Acho importante ressalatar à contribuição desses dois companehir@s, pois, devido a compromissos profissionas e pessoais justamente no melhor momento da JSB não puderam fazer parte da chapa e certamente qualificariam muito a nossa gestão.
No meu entender esse momento histórico que estamos vivenciando no movimento estudantil não pode ser disperdiçado. Sabemos que somos difrentes, pensamos diferentes e não queremos ser iguais, mas devemos fazer o maior esforço para mantermos essa gestão firme, forte e coesa até o fim, afinal, as transformações que Universidade Federal de Pelotas vem passando requerem um comprometimento nosso. Fico orgulhoso com a campanha limpa que mantivemos do começo ao fim do processo eleitoral afirmando a posição da Juventude Socialista Brasileira de não abandonar o compromisso de pautar a democracia e o respeito à pluralidade de idéias afinal o debate era ideológico. Por fim, gostaria de agradecer aos militantes e colaboradores que se entregaram de corpo e alma a essa campanha. O momento é de imensa alegria e não há razão para tristeza, pois travamos o bom combate, partilhando a utopia e a certeza que bons tempos virão ao longo não só desse ano, mas enquanto esse grupo permanecer unido.
Tony, Dari, Patricia, Bianca, Camila, Adair, Horaci, Cristian, Marcos, Paula, Shaiane, Marta, Berega, Rô, Rafael, povo do CAVG, e outros tantos que certamente esqueci de mencionar vocês foram espetaculares nesse processo e tem influência direta no brilhante resultado que obtivemos. Não tem como não enfatizar o comprometimento ao londo de todo processo do Tony, da Dari, da Pati, da Bianca e do nosso pessoal do CAVG. Esses companheiros foram brilhantes, sacrificaram compromissos profissionais, pessoais e de saúde para construir essa vitória.
Do fundo do meu coração: - É um orgulho poder contar com companheiros como vocês! Companheiros, o ritmo que a vida nos impõe às vezes é damasidamente fote, mas para aqueles que se escondem atras de suas vidinhas acomodativas sob a alegação de que o "tempo não para", de cá encoamos em massa "Se o tempo não para, QUEM VEM COM TUDO NÃO CANSA"!!!!!!!!!
Saudações,
Maicon Machado- Secretário Geral JSB/RS

OBS: Na chapa a JSB encontra-se representada na Coordenação Geral com o Companheiro Tony, em dois Conselhos Universitários com a Pati e o Horaci (ambos com com respectivos suplentes), um nome no Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão com a Companheira Dari. Na coordenação formal ficamos com os companheiros Tony (Sec Geral) e Pati (Sec Finanças). No corpo da chapa possuímos 31 nomes ligados a JSB.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

JSB/RS produz manifesto








A JSB/RS realizou no último final de semana dias 31/10 e 01/11 Encontro de Formação Política em Cristal. O encontro teve a participação do presidente Caleb de Oliveira e foi produzido um manifesto com o seguinte conteúdo:

A Juventude Socialista Brasileira, reunida na cidade de Cristal-RS, nos dias 31/01 e 01/11 de 2009, para encontro de formação política e discussão da conjuntura política atual, torna público o seguinte manifesto aprovado pela unanimidade dos presentes.
1- O governo lula inegavelmente tem representado um período de grandes avanços para a sociedade brasileira, especialmente nas pautas especificas de juventude. Todavia a análise do papel histórico deste governo não nos exime da responsabilidade de pensar alternativas e projetos do pós-lula. Acreditamos que o PSB possui legitimidade e quadro preparado para dar prosseguimento e aprofundar as mudanças que o Brasil exige. O nome que dispomos é Ciro Gomes. Incumbe ao partido abraçar a defesa do seu nome, sem vacilos, já que a sociedade brasileira vem dando demonstrações de que o abraça. A JSB defende que o partido no seu conjunto deva cumprir o papel de vanguarda deste projeto.
2-Igualmente na disputa sucessória estadual o Partido deve continuar sustentando que o nome do Deputado Beto Albuquerque é o que melhor pode representar uma mudanças de referências e paradigmas na política no Rio Grande do Sul. Tal candidatura pode quebrar a nociva disputa bi polarizada, autofágica que só tem causado prejuízos ao estado e por conseqüência de sua gente. O discurso sustentado por Beto Albuquerque, é boa nova mais lúcida e madura na política gaúcha o que nos entusiasma e nos encoraja a sustentar a viabilidade deste projeto.
3- A JSB/RS está absolutamente ciente do compromisso que tem com este momento especial vivido pelo PSB. Portanto, é seu papel, assumir a defesa dos pontos de vista expostos acima com toda ênfase e responsabilidade. Agrega como pontos importantes a serem trazidos ao debate público, temas como:
- impedir o sucateamento da UERGS e apostar na sua revitalização
- defender políticas públicas mais arrojadas no enfrentamento da drogadição juvenil, que saiam do estreito foco da repressão, e dialoguem com a real solução do problema.
- Reforçar o acesso a cultura, em uma acepção ampla, como um direito fundamental, especialmente para os jovens.
-O enfrentamento com o crônico problema do desemprego juvenil, e suas dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Não esquecendo da especificidade da juventude rural.
- O compromisso permanente com preservação ambiental, como valor supremo para conservação da vida no planeta.
- O compromisso com a construção de um projeto pedagógico que dialogue com a construção do pensamento crítico e a emancipação do ser.
4- Tais temas passam a constituir pauta de discussão interna da JSB, e compromisso de luta e de construção em todas as esferas de debate político.
Cristal, 01 de Novembro de 2009
Juventude Socialista Brasileira/RS