sábado, 5 de maio de 2012

JSB/RS publica Moção de Apoio à Presidenta Dilma Rousseff

Após o Encontro Estadual da Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul (JSB/RS), realizada no dia 1° de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, viemos por meio desta carta manifestar nosso apoio à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que externou, com grande bravura e responsabilidade, o seu descontentamento com a atual taxa de juros cobrada pelos bancos privados no que diz respeito a empréstimos, cartões de crédito e cheque especial, a qual consideramos abusiva, sendo que desacelera nossa economia e ataca o bolso da sociedade brasileira.

Concordamos de forma plena com a presidenta quando afirma que “é inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso. Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos”.

Hoje, temos grandes criticas ao modelo de atuação dos bancos, principalmente os privados, que sofrem uma inversão de valores, onde o sistema financeiro que deveria sustentar o nosso sistema produtivo é, na verdade, financiado pelo nosso sistema produtivo.

Ao mesmo passo, exaltamos a atitude do governo federal ao anunciar a queda dos juros para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, atitude que busca pressionar os bancos privados a seguirem o mesmo caminho, com a finalidade de se tornarem competitivos frente aos bancos públicos. Cabe a nós, sociedade, completarmos essa pressão, pesquisando e usufruindo dessa redução.

Concordamos que somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira será plenamente competitiva, saudável e moderna. 

Porto Alegre, 1º de maio de 2012

Juventude Socialista Brasileira/RS

Nenhum comentário: