quinta-feira, 24 de maio de 2012

JSB gaúcha presente no Rio+20

A Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul (JSB/RS) participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A comitiva de sete integrantes viaja dia 15 de junho e retorna a Porto Alegre no dia 19 de junho.


O secretário estadual da JSB/RS, João Pedro Grill, destacou que o movimento está engajado na renovação, com qualidade da política e, prova disso, segundo ele, foram os encontros e seminários que foram organizados, não só renovar como para preparar os quadros, ponto que julga ser fundamental. “A Rio+20 será um debate com líderes de todo o mundo e nós, como juventude organizada e comprometida com a transformação do planeta em um lugar melhor para se viver, devemos e vamos participar, pois essa discussão é nossa e para as próximas gerações” afirmou o secretário.


A Rio+20 é assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar o evento foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.


O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Os temas principais serão “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.


A comitiva será composta por João Pedro Grill, Neusa Cavalheiro, Tafael Medeiros, Bibiana Crespo, Alessandro DalZotto, Tiago Gai Simões e Claiton Silva.


Maiores informações podem ser acessadas no endereço www.rio20.gov.br, o site oficial do evento.

Por : Tafael Medeiros - Secretário de Comunicação JSB/RS

sábado, 5 de maio de 2012

JSB/RS publica Moção de Apoio à Presidenta Dilma Rousseff

Após o Encontro Estadual da Juventude Socialista Brasileira do Rio Grande do Sul (JSB/RS), realizada no dia 1° de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, viemos por meio desta carta manifestar nosso apoio à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que externou, com grande bravura e responsabilidade, o seu descontentamento com a atual taxa de juros cobrada pelos bancos privados no que diz respeito a empréstimos, cartões de crédito e cheque especial, a qual consideramos abusiva, sendo que desacelera nossa economia e ataca o bolso da sociedade brasileira.

Concordamos de forma plena com a presidenta quando afirma que “é inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso. Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos”.

Hoje, temos grandes criticas ao modelo de atuação dos bancos, principalmente os privados, que sofrem uma inversão de valores, onde o sistema financeiro que deveria sustentar o nosso sistema produtivo é, na verdade, financiado pelo nosso sistema produtivo.

Ao mesmo passo, exaltamos a atitude do governo federal ao anunciar a queda dos juros para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, atitude que busca pressionar os bancos privados a seguirem o mesmo caminho, com a finalidade de se tornarem competitivos frente aos bancos públicos. Cabe a nós, sociedade, completarmos essa pressão, pesquisando e usufruindo dessa redução.

Concordamos que somente quando os juros nacionais chegarem ao patamar das taxas internacionais, a economia brasileira será plenamente competitiva, saudável e moderna. 

Porto Alegre, 1º de maio de 2012

Juventude Socialista Brasileira/RS